Campanha Julho Turquesa - conscientização à Síndrome do Olho Seco
Campanha Julho Turquesa - conscientização à Síndrome do Olho Seco
Nesse mês fazemos uma campanha chamada “Julho Turquesa” para
conscientização da população sobre a síndrome do olho seco.
06 de Julho 2023
Nesse mês fazemos uma campanha chamada “Julho Turquesa” para conscientização da população sobre a síndrome do olho seco.
O olho seco afeta milhões de pessoas em todo o planeta, levando a consequências sociais e econômicas. É uma doença multifatorial e ocorre pela diminuição da quantidade da lágrima devido doenças reumatológicas, envelhecimento, menopausa, uso de medicações sistêmicas como anti-hipertensivos e antidepressivos, ou por uma alteração na qualidade da lágrima, devido a disfunção das glândulas de meibomios, exposição à tela de celular e computador.
Os principais sintomas são: vermelhidão, sensação de areia, embaçamento visual, ardência, coceira e intolerância ao uso de lentes de contato.
O diagnóstico é realizado na consulta oftalmológica e através de exames específicos que o CEOQ dispõe como meibografia, teste de Schirmer, teste de lissamina verde, entre outros.
O tratamento começa com o entendimento que olho seco é uma doença crônica e necessita de tratamento contínuo.
Iniciamos com colírios lubrificantes, de preferência sem conservantes ou com conservante pouco tóxico, suplemento com ômega 3, tratamento termodinâmico e com a cirurgia, em último caso.
Dra. Tatiana Queiroz
Especialista em Cirurgia Refrativa, Córnea, Lente de Contato.
CRM-BA: 15.478
RQE- 5389