Aula sobre Olho Seco e Lágrimas Artificiais é ministrada no CEOQ de Vitória da Conquista
21 de Novembro 2017
Oftalmologistas e médicos residentes do CEOQ e convidados puderam atualizar os seus conhecimentos em mais um curso, na última sexta-feira (17). A aula, ministrada pelo Dr. Cristiano Diniz, trouxe como tema “Olhos Secos e Lágrimas Artificiais”, e foi realizada em parceria com a Allergan.
Segundo o ministrante, o Olho Seco é uma doença bastante comum, causada, em especial, por atividades cotidianas e novos hábitos adquiridos com a modernidade. “O Olho Seco, hoje em dia, está relacionado, por exemplo, ao uso excessivo de telas e de computadores. Não que o computador faça mal, mas quando a pessoa trabalha muito tempo em um ambiente de escritório e fixa a visão, ela perde o tempo de piscar, ela pisca menos do que deveria e a lágrima evapora, causando o desconforto”, explica Diniz.
Doenças de base também podem ser fatores influenciadores dos sintomas de Olho Seco, além de questões ambientais e hormonais relacionados à idade do paciente. Os sintomas mais frequentes são vermelhidão, sensação de areia nos olhos e visão borrada.
Na prática diária da Oftalmologia, entender como lidar com este problema é de fundamental importância, uma vez que ele é capaz de impactar na qualidade de vida das pessoas. Caso esteja relacionado a doenças de base, o Olho Seco não tem cura, porém é possível que haja o controle do problema. O tratamento pode ser feito através de colírios lubrificantes ou, ainda, por meio de cirurgia.