Curso realizado no CEOQ aborda o diagnóstico de doenças retinianas.
11 de Outubro 2017
Para aprofundar conhecimentos e técnicas no uso da tecnologia a favor do diagnóstico de doenças que afetam a retina, O CEOQ de Vitória da Conquista sediou nos dias 06, 07 e 08 de outubro o curso “O papel da tecnologia na abordagem clínica de doenças retinianas”. O curso foi ministrado pela Drª Dorothy Dantés e contou com a participação de médicos oftalmologistas e residentes médicos em oftalmologia.
A programação do curso apresentou exposições teóricas e estudos de casos clínicos, tendo como foco dois dos principais exames realizados em retina, a Angiofluoresceinografia da Retina (AGF) e a Tomografia de Coerência Óptica (OCT). Este último, uma tecnologia mais recente, na qual a retina pode ser observada em alto grau de resolução, o que permite traçar uma relação entre alterações morfológicas e funcionais, ou seja, ligar uma lesão com a perda da visão.
Segundo a Dra. Dorothy Dantés, a tecnologia deveria ser melhor aproveitada a favor de um estudo cada vez mais aprofundado da retina. “A oftalmologia é uma especialidade muito evoluída. Esse conceito não é muito difundido, mas podemos ver através da retina muitas doenças sistêmicas, muitas vezes, antes mesmo de elas serem percebidas em outros tipos de exames. Então, eu acho que isso deveria ser melhor aproveitado. Acho que, no futuro, vai se chegar a essa conclusão, para a retina ser usada como marcadora de doenças sistêmicas”, afirmou a médica.
Durante o curso, os estudos de caso apontaram doenças encontradas cotidianamente, a exemplo da retinopatia diabética, que corresponde a 90% do ambulatório de retina. Também foram abordadas doenças vasculares e doenças do envelhecimento, tais como a degeneração macular relacionada à idade ( DMRI), uma das maiores causas de cegueira em todo o mundo.