CEOQ

Central de Agendamento / Marcação:
Tel: (77)3262-3100 (77)98132-8702
ceoq@ceoq.com.br

Perguntas Frequentes (FAQ)

  • Os óculos vencem de ano em ano?

    As lentes corretivas não são como alimentos ou medicamentos que podem fazer mal depois de expirado o prazo de validade. No entanto, as lentes de óculos sofrem alterações físicas, com o seu uso e desgaste, além dos olhos necessitarem de exames periódicos para assegurarem uma saúde preventiva. É prudente realizar exames oftalmológicos semestralmente, em crianças e adolescentes já usuários de correção visual, e anualmente, nos adultos, seja ou não usuário de óculos, e nas demais crianças e adolescentes.

  • Ler no escuro faz mal?

    Com pouca luminosidade, nossas pupilas se dilatam para aumentar a entrada de luz, reduzindo a profundidade de foco. Por isso, quem lê no escuro faz mais esforço com os olhos. O resultado, muitas vezes, é fadiga ocular e dor de cabeça. Mas nada disso tem relação com o eventual aparecimento de ametropias (miopia, hipermetropia, astigmatismo) ou com o aumento do grau de suas lentes corretivas. Para uma leitura mais confortável em ambientes escuros, use uma fonte de luz direcional. Isso aumenta o contraste do material a ser lido e evita o cansaço dos olhos.

  • Ler em ônibus, metrô ou qualquer veículo em movimento, prejudica a visão?

    Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a leitura em movimento não traz nenhum prejuízo à visão e não é a causa de problemas como miopia, hipermetropia e astigmatismo. Ler em veículos em movimento pode provocar desconforto e cansaço para quem está lendo, porque faz com que a pessoa precise focar os olhos a todo instante. Há casos de pessoas que chegam até mesmo a ficarem enjoadas. Isso acontece porque há uma conexão entre o labirinto (a estrutura responsável pelo equilíbrio localizada dentro do ouvido) e a visão. O esforço que os olhos realizam para focar as palavras dá ao labirinto a sensação de que tudo em volta treme. Daí, ele tenta restabelecer o equilíbrio, provocando a tontura. Para se ver livre do desconforto, só parando de ler mesmo. Também é um erro pensar que pode causar o deslocamento da retina. A retina é a região dos olhos que recebe a luz e a transforma em sinais que serão enviados ao cérebro. Apenas uma pancada muito forte pode fazer com que ela descole do fundo do olho. Mais um erro relacionado aos olhos, é o que muitas pessoas falam, de que ler com pouca luz enfraquece a visão. A pouca luminosidade dificulta a leitura e cansa o leitor, mas não prejudica a vista.

  • Depois de pegar um vento, doutor, meu filho teve uma dor de cabeça forte e entortou os olhos?

    A forte dor de cabeça pode ter alguma relação com o início do desvio ocular; o vento entrou de Pilatos no Credo. Em crianças maiores de 5 ou 6 anos de idade, adolescentes e adultos qualquer ocorrência de estrabismo tem, como provável causa, processo expansivo intracraniano inflamatório, vascular, tumoral, infeccioso ou traumático e, portanto, deve ter estas etiologias exaustivamente pesquisadas e excluídas antes de ser tratada a conseqüência, que é o estrabismo. Além disso, outras patologias graves podem cursar com perda do paralelismo ocular como doenças da tireóide, patologias musculares - Miastenia gravis, doenças da retina ou que comprometam a qualidade da visão, etc.

  • Computador demais prejudica a visão?

    Todos sabem que o uso indevido do computador, em especial durante muitas horas diárias, faz mal a saúde. Problemas de coluna relacionados à má postura ao sentar são os casos mais comuns, e muitas vezes os danos causados ao nosso corpo por essa prática não têm mais correção. No entanto, um dos casos em que mais observamos novos problemas em usuários ativos de computador é quanto aos danos na visão causados pelo aparelho. Muitos dessas situações desconfortáveis podem ser amenizadas a partir de medidas simples, e uso correto dos seus equipamentos.

  • Comer muita cenoura pode me fazer enxergar melhor e deixar de usar óculos?

    A vitamina A, na qual a cenoura é rica, tem importância no metabolismo dos fotorreceptores oculares e assim na visão. Mas apenas uma desnutrição grave com carência extrema de vitamina A poderia resultar em repercussões visuais como a cegueira noturna; e a cenoura não é sua única fonte na alimentação. Por outro lado, não é comum vermos coelhos de óculos por aí!

  • Assistir TV de perto é prejudicial à saúde da visão?

    Ver televisão de perto não faz mal aos olhos porque os aparelhos de tv mais recentes, lançados a partir da década de 90 já não emitem radiação e portanto não prejudicam a visão. Porém, assistir televisão com a luz apagada pode ser prejudicial à saúde ocular pois a pupila acaba tendo que se adaptar a diferentes luminosidades constantemente, o que pode levar à vista cansada devido ao estímulo em excesso. É muito mais prejudicial para os olhos, ficar olhando fixamente para o sol ou para feixes de luzes que são utilizados em discotecas e em shows, podendo até provocar cegueira a longo prazo.